AB - Brasil

Como a AB Brasil tornou-se a primeira processadora de ovos a adotar um compromisso livre de gaiolas

Estudo de Caso - Abrindo as Gaiolas

Entenda como o movimento global de abolir gaiolas na produção de ovos, atrelado a crescente demanda dos consumidores por produtos que valorizem o bem-estar animal, impulsionou a AB Brasil ser a primeira processadora de ovos a firmar um compromisso de ovos livres de gaiolas no país.

A AB Brasil, empresa do grupo ABF (Associated British Foods), destaca-se no segmento de padaria artesanal, através de ingredientes utilizados na panificação e confeitaria. No Brasil, a empresa detém a famosa marca Sohovos, oferecendo ovos processados às indústrias e empresas do setor alimentício.

Vitor Oliveira, Head of Egg Business AB Brasil/Sohovos

Como estar à frente nas questões de sustentabilidade sendo uma parte da cadeia da indústria de ovos?

Fazendo jus à trajetória de empreendedorismo e inovação da AB Brasil e suas marcas, a empresa já se preocupava com a importância de estar alinhada com os anseios e necessidades do consumidor moderno desde 2012, quando começou a discutir as possibilidades para a implementação de uma política de bem-estar animal em sua cadeia produtiva, mesmo em um momento em que transformações rápidas eram impossíveis de acontecer, dado o vanguardismo do tema. 
Estudo de Caso - Abrindo as Gaiolas

Contornando obstáculos

Preparar, organizar, pesquisar: ações necessárias para uma transformação

Estudo de Caso - Abrindo as Gaiolas

A preocupação em adotar um compromisso de ovos livres de gaiolas não é recente na AB Brasil. Sendo parte de um grupo multinacional e ocupando uma posição estratégica na cadeia, a empresa vem discutindo paulatinamente a implementação da política de transição. Desde então, todos os esforços foram condensados para buscar novos fornecedores de ovos livres de gaiolas para o portfólio de produtos, o que garantiria uma execução impecável da transição. Compreender os gargalos iniciais e tentar mitigar esses efeitos até a publicação oficial do compromisso em 2019, garantiram à AB Brasil a transparência da marca com seus consumidores e também uma concordância com seus pilares de sustentabilidade.

Superação do conflito, é hora de começar!

Foram necessários sete anos para que a AB Brasil anunciasse publicamente o compromisso de não mais utilizar ovos provenientes de galinhas mantidas em gaiolas em produtos de fabricação própria e em seus processados. Embora o tempo de espera entre a discussão e implementação possa parecer dilatado, a empresa nunca esteve em um estado de pausa durante esse período, que foi, inclusive, muito dinâmico, entremeado com estudos do mercado, discussão com ONGs de proteção animal, alinhando parcerias e levantando fornecedores certificados. Sendo uma empresa líder do setor, o compromisso em tornar público um grande marco decisório precisava passar previamente por um projeto bem delineado e faseado.

O compromisso de ovos livres de gaiolas da AB Brasil contempla uma total transição até 2025 para todos os seus produtos de consumo direto. Para os produtos que são fornecidos para a indústria, a migração acontecerá até 2028.

Estudo de Caso - Abrindo as Gaiolas

Levantando a bandeira do bem-estar animal em diferentes cenários

Estudo de Caso - Abrindo as Gaiolas
Tendo em mente o escopo para o cumprimento do compromisso, a AB Brasil está em uma fase de intensa transformação e engajamento interno para concluir a transição no prazo explicitado publicamente. Através do envio de um comunicado contendo a carta-compromisso, a empresa comunicou aos colaboradores, fornecedores, clientes, ONGs e imprensa sobre o tema, o que colabora diretamente para a expansão das temáticas de bem-estar animal entre diversos cenários, além de reafirmar o comprometimento da empresa com o respeito a todas as formas de vida.

“A gente segue trabalhando para fortalecer o nosso supply, dando suporte aos nossos clientes, entendendo e acompanhando o movimento como um todo, como parte dessa cadeia.”

Mensagem Final

“Nós acreditamos que as ações de cada empresa devem estar alinhadas, na verdade, aos seus propósitos e valores. A AB Brasil estima as ações que colocam em evidência a valorização das pessoas, dos animais e também do planeta. Precisamos pensar e agir sempre no sentido de tornar melhor a vida de todos os seres.”

Uma transição possível!

Saiba como líderes do mercado de diferentes categorias estão conseguindo atingir o compromisso de não utilizar mais ovos provenientes de galinhas mantidas em gaiolas.

Por uma sociedade mais ética com todos os seres sencientes.