Barilla

Como a marca foi pioneira ao atingir 100% da transição para ovos livres de gaiolas antes do prazo

Estudo de Caso - Abrindo as Gaiolas

Uma política de bem-estar animal, quando bem implementada e alinhada com os propósitos da empresa, é capaz de oferecer produtos que levam também ideais de sustentabilidade em seu DNA.

Veja como a Barilla, através do engajamento mútuo dos seus setores internos com ONGs e fornecedores, conquistou o título de primeira fabricante de massas feita com ovos livres de gaiolas a ter a transição 100% concluída.

Falta de fornecedores e alto custo da matéria-prima:

como a marca lidou com os grandes desafios para a transição livre de gaiolas?

A crescente tendência de consumidores mais atentos e conscientes pela busca de alimentos e produtos que prezam minimamente pelo bem-estar dos animais, contribuiu diretamente para que a Barilla adotasse um compromisso global para realizar a transição para ovos livres de gaiolas em sua produção. Tal insumo está presente em diversos de seus produtos de panificação e massas.

Essa transformação teve início em 2016, ano da adoção do compromisso público, com o gradual abandono dos ovos pelo grupo Barilla. No ano de 2018, após a implementação de um sistema digital para rastrear a origem dos ovos nas cadeias produtivas na França e Itália, que representam 98% da aquisição dessa matéria-prima, foi a vez das Américas. O projeto de reformulação de produtos contendo ovos convencionais foi lançado primeiramente nos Estados Unidos, através de uma diminuição progressiva desse ingrediente.

O Brasil, assim como o restante do mundo, tinha como meta a migração total para ovos livres de gaiolas até 2020. Entretanto, a realidade dos fornecedores brasileiros na época era limitada, sobretudo de processadores de ovos. Atrelado a isso, o alto custo da matéria-prima tornava o projeto financeiramente inviável, e inclusive foi levantada a hipótese de importação de ovos processados.

Estudo de Caso - Abrindo as Gaiolas

Diante desse cenário, como a Barilla realizaria a transição para ovos livres de gaiolas sem que houvesse um repasse de aumento de custos para o consumidor final?

Contornando obstáculos através do engajamento interno

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Mesmo com os entraves enfrentados no mercado brasileiro de fornecedores de ovos, o propósito de ser fiel ao lema “bom para você, bom para o planeta” levou a Barilla a persistir na transição para ovos livres de gaiolas. O projeto conduzido inteiramente pelas próprias lideranças da empresa, inclusive foi colocado no PDP (Plano de Desenvolvimento Pessoal) dos gestores, o que possibilitou o engajamento dos times de Marketing, Compras e Qualidade para a prospecção de fornecedores.

Por meio de metas assertivas, os gestores puderam atuar com autonomia para perseguir os objetivos e, assim, ganhar tração na conclusão do projeto. Atrelado a isso, a Barilla do Brasil contou com toda a expertise do time internacional, que auxiliou na busca de fornecedores internacionais, além de compartilhar casos de sucesso de outras unidades da Barilla na transição para ovos de galinhas livres de gaiolas. A matriz italiana também foi fundamental para a reformulação dos produtos, de forma a mitigar o aumento de custo do produto final.

Além de todo esse engajamento interno, a participação das ONGs de proteção animal foi essencial para a viabilização do projeto.

Cooperação com ONGs

Um caminho certeiro para a implementação de políticas de bem-estar animal

O planejamento estratégico da Barilla, integrado à responsabilidade ética e ambiental da marca, propiciou também o engajamento de ONGs de proteção animal para que o projeto estivesse realmente comprometido com o bem-estar das galinhas poedeiras.

Os profissionais técnicos que atuam nas organizações de proteção animal auxiliaram a Barilla a buscar os principais fornecedores de ovos processados no mercado nacional que também estivessem engajados em uma política de bem-estar animal, mesmo que na época houvesse uma limitação no número de fornecedores disponíveis e comprometidos.

Além disso, o diálogo contínuo com as organizações, através de visitas técnicas e reuniões, foi fundamental para repassar informações sobre o mercado de ovos e certificadoras de bem-estar animal no Brasil, garantindo assim uma base sólida para que a Barilla fosse a primeira empresa de massa alimentícia a finalizar a transição para ovos livres de gaiolas.

Quer saber mais sobre como a Alianima pode auxiliar empresas a adotarem e implementarem uma política de bem-estar animal?

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Transformando propósitos em ações:

Comunicando a transição livre de gaiolas para o consumidor 

Estudo de Caso - Abrindo as Gaiolas

Para comunicar o vanguardismo da empresa com relação ao bem-estar animal aos consumidores, a Barilla se preocupou em escolher um selo de certificação que realizasse auditorias periódicas em todos os fornecedores de ovos livres de gaiolas, para resguardar o cumprimento dos pré-requisitos do grupo. Além dessa atuação nos bastidores, o selo facilita a percepção positiva do consumidor e de varejistas, mediante a comunicação do benefício em seus rótulos, o que também contribui para a educação do público acerca do tratamento concedido às galinhas poedeiras nos diferentes tipos de ovos existentes no mercado.

Por se tratar de um conceito novo para a maioria dos consumidores, a Barilla também apostou em uma comunicação integrada para além das gôndolas e embalagens. As ações em redes sociais, através da campanha “Masters of Pasta”, ilustraram a conexão de um chef de cozinha com a origem dos ingredientes, criando assim uma conexão maior entre a origem dos ovos, o bem-estar dos animais envolvidos e todo o processo produtivo para que esse alimento chegasse à mesa dos consumidores.

Mensagem Final

Uma transição possível!

Saiba como líderes do mercado de diferentes categorias estão conseguindo atingir o compromisso de não utilizar mais ovos provenientes de galinhas mantidas em gaiolas.

Por uma sociedade mais ética com todos os seres sencientes.