O varejo como propulsor de transformações no bem-estar dos animais

Saiba como o GPA, um dos maiores líderes varejistas do Brasil, tem conseguido implementar, com sucesso, uma política nacional de venda de ovos livres de gaiolas.

O GPA é uma empresa do grupo francês Casino, e está presente em todas as Regiões do Brasil, além de concentrar operações na Colômbia, no Uruguai e na Argentina. Através de um modelo de negócios multiformato e multicanal, o portfólio do grupo inclui marcas do varejo amplamente reconhecidas, como Compre Bem, Extra, Pão de Açúcar, além das marcas próprias, como Qualitá, Taeq, Club des Sommeliers e Finlandek.

Eduardo Finelli, Diretor de Marcas Exclusivas GPA 

Renata Amaral, Gerente de Sustentabilidade GPA

Estudo de Caso - Abrindo as Gaiolas

Como assegurar o abastecimento das mais de 800 lojas físicas do grupo com ovos livres de gaiolas?

Estudo de Caso - Abrindo as Gaiolas

Sendo o GPA detentor de um modelo de negócios multicanal, composto por bandeiras como Extra, Pão de Açúcar e Compre Bem, adotar um compromisso de venda de ovos 100% livres de gaiolas em todos os seus pontos de venda é desafiador. O tripé da sustentabilidade, composto por consumidor, varejo e fornecedor, precisa estar constantemente firme e engajado para sustentar os compromissos delineados a partir de decisões estratégicas, como foi o caso da adoção da política de venda de ovos livres de gaiolas no ano de 2020.

Em 2017, o GPA foi o primeiro varejista a lançar o compromisso de vender 100% de ovos livres de gaiolas para marcas exclusivas até 2025. Em 2020, o grupo ampliou o compromisso para outras marcas, com prazo de execução até 2028.

Inserindo o bem-estar animal como parte da estratégia de sustentabilidade

O contexto da adoção da política de venda de ovos livres de gaiolas enquadrou-se desde o início no eixo de cadeias de valor, a partir do engajamento entre todos os atores envolvidos para a construção de um plano de ação sólido, cujo marco inicial foi a venda de ovos livres de gaiolas para marcas próprias, e a extensão subsequente do compromisso para todas as marcas vendidas em todas as lojas.

Estudo de Caso - Abrindo as Gaiolas

Planejar para executar: construindo os pilares para uma estratégia em bem-estar animal sólida, saudável e perene para todos os elos da cadeia

Como parte do portfólio de sustentabilidade do GPA, o bem-estar animal deve ser um tema seriamente tratado pelo grupo, que é segmentado a partir de quatro pilares, cada um com diferentes atores e ações. A partir desse recorte, são avaliados os seguintes itens:

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Para garantir o abastecimento e a rastreabilidade de ovos livres de gaiolas em 100% das lojas no território nacional, o GPA mantém um trabalho contínuo entre fornecedores e pontos de venda, o que contempla também o esforço junto aos times internos de loja, que aprendem sobre a diferenciação entre ovos e conseguem levar esse conhecimento também para o consumidor. 

Através de fóruns e reuniões com os fornecedores, buscam incentivar uma produção mais competitiva e sustentável junto aos mesmos.

Embora consumidores estejam cada vez mais conscientes e críticos com a forma de produção dos alimentos, o grupo mantém uma preocupação em explicar, de maneira didática, as diferenças entre os tipos de ovos, para que o cliente possa fazer melhores escolhas.

O GPA mantém uma agenda com órgãos setoriais para fortalecer as legislações e processos produtivos.

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Como mitigar resistências e sensibilizar fornecedores com o tema de bem-estar animal?

A capilaridade nacional do GPA é uma condicionante significativa para que o grupo precise manter e desenvolver continuamente novos fornecedores de ovos livres de gaiolas.

No âmbito de marcas exclusivas, o GPA mantém em prática o Programa Evolutivo da Qualidade (PEQ), que monitora a performance de cada um dos fornecedores de ovos livres de gaiolas através de ciclos de auditorías periódicos, permitindo colocar os fornecedores em uma espécie de ranking, informação que é utilizada posteriormente pelo time comercial para valorizar fornecedores que atendam aos pré-requisitos das estratégias em bem-estar animal do grupo.

Após a adoção do compromisso de venda de ovos livres de gaiolas, o GPA também construiu junto aos fornecedores uma agenda permanente de encontros e workshops sobre bem-estar animal, nos quais são abordados aspectos de modelos, tecnologias e benchmark de outras empresas e cadeias produtivas.

Todos esses pontos conectados permitem que o engajamento de fornecedores de ovos seja contínuo e estruturado ao garantir que, tanto fornecedores quanto o próprio GPA, possam evoluir em conjunto. 

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Transformando propósitos em ações:

Comunicando a transição livre de gaiolas para o consumidor 

Sendo um grupo multi-regional e multibandeira, o GPA tem como um dos maiores desafios garantir o abastecimento dos pontos de venda regionais com ovos livres de gaiolas. A partir de todo o desenho e implementação do compromisso, em 2020 o grupo ultrapassou a marca de 31% da participação de vendas de ovos livres de gaiolas na categoria de Marcas Exclusivas. 

Ainda no mesmo ano, o GPA assegurou o abastecimento de 98% das lojas com pelo menos um tipo de ovo que contempla o bem-estar das galinhas poedeiras, o que é um avanço significativo, dada a diversidade regional do Brasil. Em 2017, na Região Nordeste, o GPA não dispunha de fornecedores de ovos livres de gaiolas, condição que hoje foi transformada, a partir do desenvolvimento contínuo de fornecedores.

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Quer saber mais sobre como a Alianima pode auxiliar empresas a adotarem e implementarem uma política de bem-estar animal?

Mensagem Final

Uma transição possível!

Saiba como líderes do mercado de diferentes categorias estão conseguindo atingir o compromisso de não utilizar mais ovos provenientes de galinhas mantidas em gaiolas.

Por uma sociedade mais ética com todos os seres sencientes.