Alianima

Linguagens de Compromissos

A seguir, apresentamos exemplos de compromissos de bem-estar animal nas cadeias de ovos e suínos.

Linguagens de Compromissos

Exemplos de Linguagem

Os trechos destacados indicam os pontos essenciais para garantir clareza, alinhamento e consistência nas políticas.

A redação é padronizada para que as empresas estejam alinhadas às melhores práticas do mercado e da sociedade.

Os prazos indicam o limite máximo recomendado, sendo sempre positivo quando as empresas adotam cronogramas mais curtos.

  • A [nome da empresa] se compromete a não comercializar ovos [informar se in natura/processados] provenientes de sistemas com gaiolas em suas operações e finalizará essa transição até 20XX, reportando publicamente de forma anual o progresso feito.

  • A (o) [Nome da empresa] assume o compromisso de utilizar e/ou comercializar produtos que contenham carne suína (in natura e processados) provenientes exclusivamente de sistemas de gestação coletiva, preferencialmente cobre-e-solta. Esse compromisso se aplica a todas as nossas operações no Brasil. Finalizaremos essa transição até 2031 e reportaremos de forma pública o percentual de nossa evolução a cada ano.

    A (o) [Nome da empresa] assume o compromisso com as seguintes diretrizes para o bem-estar de suínos:

    • Adotaremos o alojamento em baias coletivas para fêmeas gestantes até 2031. Em caso de sistemas mistos, usaremos gaiolas individuais por, no máximo, 28 dias após a inseminação e, em caso de cobre-e-solta, por, no máximo, 7 dias após a inseminação;
    • Adotaremos o sistema cobre e solta para todas as novas unidades e ampliações a partir da publicação deste compromisso;
    • Baniremos a castração cirúrgica sem anestesia e analgesia até 2026;
    • Baniremos o corte e o desbaste de dentes a partir da publicação deste compromisso. Somente o desbaste será permitido como último recurso em caso de lesão grave do aparelho mamário da matriz ou da face dos leitões da leitegada;
    • Baniremos a identificação através de cortes de orelha até 2026;
    • Baniremos o corte de cauda rotineiro até 2031. Adotaremos medidas para prevenir a mordedura de cauda e mitigar suas consequências, como a adoção de enriquecimento ambiental e redução da densidade de alojamento nas baias a partir da fase de creche. Como último recurso, realizaremos o corte somente no terço final da cauda e com uso de anestesia e analgesia.
    • Baniremos o uso de antimicrobianos para fins não terapêuticos (como preventivo, metafilático ou promotor de crescimento) até 2031.Esse compromisso se aplica a todas as nossas operações próprias, integradas e de fornecedores terceiros no Brasil, considerando o disposto para novas unidades e ampliações. Reportaremos de forma pública o percentual de nossa evolução para cada diretriz anualmente.

Request free animal welfare training for your company

Request here

Sua navegação neste site está protegida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.